sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Morcegos: Os verdadeiros vampiros.

Que os morcegos não possuem uma boa visão todos já sabem. Mas então como esses mamíferos se alimentam? Seu segredo foi descoberto por cientistas que encontraram uma proteína específica que ajuda o morcego a se alimentar durante a noite. Esses animais são hematófagos (que se alimentam de sangue), e saem em busca de sua presa a noite, onde a visão é mais limitada. O mamífero ao pousar na sua presa, precisa ser exato e ir direto a veia para conseguir sua refeição, caso contrário a presa percebe sua presença e acaba espantando-o. 
     Um estudo publicado recentemente pela revista Nature, desvenda o segredo da mordida exata dos morcegos vampiros. Esses animais possuem um tipo de proteína que está presente em outros animais, incluindo o homem. Trata-se de uma proteína receptora chamada TRPV1 e tem a função de identificar quando um objeto está quente, acima de 43°C. Já a proteína TRPV1-S (com 62 aminoácidos a menos que o TRPV1) é uma variante que existe exclusivamente nos morcegos hematófagos, que mostra ao animal objetos quentes a partir de 30°C. 
     Para os pesquisadores o surgimento dessa proteína específica foi desenvolvida pela seleção natural da espécie dos morcegos hematófagos para aperfeiçoar sua alimentação. 


Curiosidades: Apenas 3 das 987 espécies de morcego se alimentam de sangue. Os morcegos vampiros com a ajuda dos dentes incisivos e caninos cortam a pele do animal. Com a ferida aberta, a saliva presente no morcego é anticoagulante e permite que o sangue flua e o animal se alimente. Transmissor da doença raiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário