terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O curioso cogumelo azul.

O cogumelo azul, mais conhecido pela sua beleza e cor, é da espécie Entoloma hochstetteri, encontrada no continente indiano e na Nova Zelândia, no qual é considerado um símbolo nacional, aparecendo em cédulas e selos. Esse cogumelo é de pequeno porte, sua cor é totalmente azul, com pequena coloração avermelhada dos esporos. Através das fotos podemos achar que esses fungos foram coloridos artificialmente, ou então as imagens foram manipuladas. 
Descrito pela primeira vez no ano de 1866, como Hygrophorus hochstetteri, pelo austríaco micologista Erwin Reichardt, antes de ser dado o seu nome atual em 1962, por John Albert Stevenson. Pouco se sabe sobre esse cogumelo, inclusive se o mesmo é tóxico ou não. Mas como cogumelos coloridos trazem um histórico de serem venenosos, quando o assunto é ingestão, é melhor evitar os visuais mais “chamativos”.      
Durante anos os fungos foram considerados como plantas, mas em 1969, passaram a ser classificados em um reino diferenciado, o Reino Fungi por apresentar suas próprias características, diferenciando assim do Reino Plantae. Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento, dependem da ingestão de matéria orgânica, viva ou morta, para sobreviver. As espécies que se alimentam de matéria orgânica morta possuem um papel importante na decomposição de animais e vegetais.

9 comentários:

  1. lindo esse cogumelo! Com certeza eu nao me arriscaria a comer ou tocá-lo

    ResponderExcluir
  2. Encontrei um aqui no Brasil em abril de 2015 no Paraná

    ResponderExcluir
  3. Encontrei um lindo aqui em Lavras mg estou encanta com a beleza

    ResponderExcluir
  4. Eu estava caçando cogumelos alucinógenos hoje e achei uns 6 desses. Trouxe pra casa e estou tentando descobrir mais sobre eles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo, hoje pela manhã também sai atrás de minha casa em um campo caçar alguns cogumelos e encontrei um monte desses, tbm estou curioso

      Excluir
  5. eu nunca vi de verdade , mais eles tem bem a cara dos psilocybes e a cor azul tb tem a ver ... curiosidade mata o gato kkk

    ResponderExcluir
  6. Encontramos uns assim hoje, estávamos coletando cogumelos cubensis e encontramos esse azuis, é muito lindo

    ResponderExcluir